“POUCO A POUCO, O VAZIO FOI DIMINUINDO...”: LITERATURA INFANTIL, TEMAS FRATURANTES E AMPLIAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO LEITOR CRIANÇA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v8i1.3379

Resumen

Num contexto de crise e permanente transformação dos referentes e parâmetros que organizam a vida, trazendo significativas implicações aos modos dos sujeitos sentirem e se relacionarem, os temas fraturantes, evitados durante muito tempo, são cada vez mais frequentemente contemplados na literatura infantil, com a abordagem, por exemplo, dos sofrimentos existenciais vividos pelas crianças e seus modos de enfrentá-los. Considerando isso e tomando como base o livro “Vazio”, da escritora espanhola Anna Llenas, e as reflexões efetuadas por autores que discutem a literatura, suas temáticas e influência na formação dos sujeitos, neste texto pretende-se ressaltar o caráter humanizador da literatura para crianças que, enquanto arte e espaço de tratamento de temas que fazem parte da vida de todos, exerce significativo papel na ampliação das experiências e compreensões do pequeno leitor sobre si e o que o cerca.

Biografía del autor/a

Fabíola Cordeiro de Vasconcelos, UFCG

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1992) e mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Atualmente, é professora lotada na Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, leitura, produção textual na academia e literatura infantil.

Maria Betania Barbosa da Silva Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino - PPGLE da universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (2012); Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal da Paraíba (2005); Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2005); Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2003). Professora efetiva da Unidade Acadêmica de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande. Integrante do Grão ( Grupo de Grupo de Estudos e Pesquisas Crianças, Infâncias e Educação Infantil. Áreas de interesse: Educação Infantil, Práticas pedagógicas na Educação Infantil, Letramento literário e Inclusão.

Publicado

2024-03-28 — Actualizado el 2024-03-28

Versiones

Cómo citar

CORDEIRO DE VASCONCELOS, F.; BARBOSA DA SILVA LIMA, M. B. “POUCO A POUCO, O VAZIO FOI DIMINUINDO...”: LITERATURA INFANTIL, TEMAS FRATURANTES E AMPLIAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO LEITOR CRIANÇA . REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 35–55, 2024. DOI: 10.18817/rlj.v8i1.3379. Disponível em: https://www.ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3379. Acesso em: 15 may. 2024.