PRÁTICA DE LETRAMENTO NA UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DA TIPOLOGIA DISSERTATIVA PARA ESTUDANTES INDÍGENAS DA UnB

Autores/as

  • Poliana Mendes Martins UnB
  • Michelle Machado de Oliveira Vilarinho UnB

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v1i2.1481

Resumen

O objeto de estudo é apresentação do texto dissertativo aos/às graduandos/as indígenas da UnB, com o objetivo de preparar aula e elaborar material didático sobre o tema. A motivação da pesquisa se dá em razão da dificuldade que os/as estudantes indígenas tem em produzir gêneros acadêmicos. A metodologia utilizada nessa pesquisa é baseada no método descritivo-analítico. Utilizamos como percurso metodológico os procedimentos de: a) elaboração de material didático com estratégias para produção da tipologia dissertativa; b) aplicação do material elaborado em sala de aula; c) avaliação dos resultados. Como resultado, identificamos que a tipologia dissertativa pode ser usada como ferramenta de aprimoramento da prática de produção textual de gêneros acadêmicos.

Biografía del autor/a

Poliana Mendes Martins, UnB

Licenciada em Letras Português do Brasil como Segunda Língua pela UnB.

Michelle Machado de Oliveira Vilarinho, UnB

Doutora e mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB); licenciada em Letras Português do Brasil como Segunda Língua pela UnB; professora adjunta 2 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da UnB; pesquisadora do Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro LexTerm) da UnB e coordenadora de tutoria do curso de Letras EaD da UnB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Lexicologia, Lexicografia e Terminologia.

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Publicado

2017-12-31

Cómo citar

MARTINS, P. M.; VILARINHO, M. M. de O. PRÁTICA DE LETRAMENTO NA UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DA TIPOLOGIA DISSERTATIVA PARA ESTUDANTES INDÍGENAS DA UnB. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 125–137, 2017. DOI: 10.18817/rlj.v1i2.1481. Disponível em: https://www.ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1481. Acesso em: 19 may. 2024.