PRÁTICA DE LETRAMENTO NA UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DA TIPOLOGIA DISSERTATIVA PARA ESTUDANTES INDÍGENAS DA UnB

Authors

  • Poliana Mendes Martins UnB
  • Michelle Machado de Oliveira Vilarinho UnB

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v1i2.1481

Abstract

O objeto de estudo é apresentação do texto dissertativo aos/às graduandos/as indígenas da UnB, com o objetivo de preparar aula e elaborar material didático sobre o tema. A motivação da pesquisa se dá em razão da dificuldade que os/as estudantes indígenas tem em produzir gêneros acadêmicos. A metodologia utilizada nessa pesquisa é baseada no método descritivo-analítico. Utilizamos como percurso metodológico os procedimentos de: a) elaboração de material didático com estratégias para produção da tipologia dissertativa; b) aplicação do material elaborado em sala de aula; c) avaliação dos resultados. Como resultado, identificamos que a tipologia dissertativa pode ser usada como ferramenta de aprimoramento da prática de produção textual de gêneros acadêmicos.

Author Biographies

Poliana Mendes Martins, UnB

Licenciada em Letras Português do Brasil como Segunda Língua pela UnB.

Michelle Machado de Oliveira Vilarinho, UnB

Doutora e mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB); licenciada em Letras Português do Brasil como Segunda Língua pela UnB; professora adjunta 2 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da UnB; pesquisadora do Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro LexTerm) da UnB e coordenadora de tutoria do curso de Letras EaD da UnB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Lexicologia, Lexicografia e Terminologia.

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Published

2017-12-31

How to Cite

MARTINS, P. M.; VILARINHO, M. M. de O. PRÁTICA DE LETRAMENTO NA UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DA TIPOLOGIA DISSERTATIVA PARA ESTUDANTES INDÍGENAS DA UnB. JUÇARA LANGUAGE JOURNAL, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 125–137, 2017. DOI: 10.18817/rlj.v1i2.1481. Disponível em: https://www.ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1481. Acesso em: 19 may. 2024.