Geografias, juventudes e educação popular: reflexões em pré-vestibulares na região metropolitana de Porto Alegre

Autores

  • Bruno Gaspareto Silva
  • Victor Hugo Nedel Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4188

Palavras-chave:

Juventudes. Jovens. Educação popular. Ensino de Geografia. Cursinho pré-vestibular popular.

Resumo

A pesquisa aborda a interseção entre a temática das juventudes, o ensino de Geografia e a educação popular, com foco em cursinhos pré-vestibulares populares (PVPs). O estudo, de cunho qualitativo-quantitativo, exploratório e descritivo, investiga a percepção de jovens matriculados em PVPs na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), com idades entre 18 e 29 anos. Os resultados revelam uma ampla gama de percepções dos jovens sobre juventude, destacando suas visões multifacetadas. Em relação à educação popular, os motivos de matrícula nos PVPs incluem a acessibilidade de horários e questões financeiras. Quanto ao ensino de Geografia, prevalece a percepção de uma ênfase em conteúdos de natureza física. Essas descobertas indicam a heterogeneidade de desafios enfrentados pelas juventudes, sejam eles de ordem financeira ou emocional, evidenciando a importância de considerar suas diferentes perspectivas na formulação de políticas educacionais e sociais.

Biografia do Autor

Bruno Gaspareto Silva

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Victor Hugo Nedel Oliveira

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor e Pesquisador do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

06-07-2025

Como Citar

Gaspareto Silva, B., & Nedel Oliveira, V. H. (2025). Geografias, juventudes e educação popular: reflexões em pré-vestibulares na região metropolitana de Porto Alegre. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4188