Geografias, juventudes e educação popular: reflexões em pré-vestibulares na região metropolitana de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4188Palavras-chave:
Juventudes. Jovens. Educação popular. Ensino de Geografia. Cursinho pré-vestibular popular.Resumo
A pesquisa aborda a interseção entre a temática das juventudes, o ensino de Geografia e a educação popular, com foco em cursinhos pré-vestibulares populares (PVPs). O estudo, de cunho qualitativo-quantitativo, exploratório e descritivo, investiga a percepção de jovens matriculados em PVPs na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), com idades entre 18 e 29 anos. Os resultados revelam uma ampla gama de percepções dos jovens sobre juventude, destacando suas visões multifacetadas. Em relação à educação popular, os motivos de matrícula nos PVPs incluem a acessibilidade de horários e questões financeiras. Quanto ao ensino de Geografia, prevalece a percepção de uma ênfase em conteúdos de natureza física. Essas descobertas indicam a heterogeneidade de desafios enfrentados pelas juventudes, sejam eles de ordem financeira ou emocional, evidenciando a importância de considerar suas diferentes perspectivas na formulação de políticas educacionais e sociais.