ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ALIMENTO FUNCIONAL ENRIQUECIDO COM PROTEÍNA DE CAMARÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/repesca.v11i2.1622

Palavras-chave:

alimento funcional, camarão, farinha

Resumo

O objetivo deste trabalho foi desenvolver salgadinho tipo “torcida” enriquecido com proteína de camarão. O produto foi elaborado no Laboratório de Tecnologia do Pescado da Universidade Estadual do Maranhão. Após realização de testes de adequação de receita e ingredientes, o salgadinho foi enriquecido com farinha de camarão obtida do resíduo da torra e descasque. Foi adicionada à receita 5% de proteína de pescado. Análises de coliformes totais e termotolerantes foram realizadas na farinha do camarão e no produto final, e análises de bolores e leveduras após trinta dias da fabricação do produto. A composição centesimal foi obtida por análise de umidade, proteínas, lipídeos e cinzas. A avaliação sensorial e intenção de compra foram aplicadas, através do teste de escala hedônica de 5 pontos, a 30 julgadores não treinados. As amostras da farinha de camarão e do salgadinho tipo “torcida” apresentaram ausência de coliformes, Salmonella, bolores e leveduras, estando livres da ação microbiológica. A análise sensorial foi realizada com mulheres de faixa etária entre 19 e 47 anos e homens com idade entre 22 e 53 anos, sendo ambos livres de qualquer intolerância a crustáceos. Observou-se que 53,33% dos degustadores declararam adorar o produto e 50% expressou que compraria sempre. A análise da composição centesimal comprovou que o salgadinho contém elevado valor proteico. O resultado inicial foi satisfatório e a formulação foi originária de um processamento adequado e seguro, seguindo bons métodos de produção e fortalecendo o potencial alimentício e tecnológico do pescado o qual proporciona boa nutrição e ótima qualidade na saúde.

Biografia do Autor

Diego Aurélio dos Santos Cunha, Universidade Estadual do Maranhão

Sou Pesquisador do Grupo de Estudos em Biologia Aquática pela Universidade Federal do Maranhão (GEBAq/UFMA). Sou Pesquisador do Laboratório de Inovações Tecnológicas em Aquicultura da Universidade Estadual do Maranhão (LITA/UEMA). Atualmente sou professor-formador do curso técnico em Recursos Pesqueiros e Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Olimpíadas do Conhecimento do IEMA Pleno Carutapera (2024).

Elaine Cristina Batista dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006), mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009) e doutorado em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente sou Professora Associada I da Universidade Estadual do Maranhão, Coordenadora do Comitê Gestor do Núcleo Comum e Assessora de Ensino da Pró Reitoria de Graduação . Coordena o Laboratório de Tecnologia do Pescado, tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Tecnologia do Pescado, atuando principalmente nos seguimentos: elaboração de subprodutos comestíveis e não comestíveis, aproveitamento de resíduos, desenvolvimento de alimento funcional, métodos de inserção de pescado na merenda escolar. Atua paralelamente no levantamento socioeconômico de comunidades pesqueiras.

Downloads

Publicado

2019-01-11

Como Citar

Sousa, G. S., Cunha, D. A. dos S., & Santos, E. C. B. dos. (2019). ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ALIMENTO FUNCIONAL ENRIQUECIDO COM PROTEÍNA DE CAMARÃO. Revista Brasileira De Engenharia De Pesca, 11(2), 1–9. https://doi.org/10.18817/repesca.v11i2.1622

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.