BRASIL EM TELA
O CINEMA NACIONAL COMO RECURSO DIDÁTICO- PEDAGÓGICO PARA O ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CONTRA MINORIAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.18817/rpe.v9i1.3942Palabras clave:
Violência contra minorias sociais, Extensão Universitária, Cinema Nacional brasileiro, Ensino, Pesquisa e Extensão, Projeto Brasil em TelaResumen
O presente artigo resulta de uma pesquisa participante, cujo objetivo foi analisar as potencialidades do recurso ao cinema, como ferramenta didático-pedagógica de mobilização de estudantes secundaristas para a discussão e o enfrentamento das violências contra minorias sociais no Brasil. Referenciado no materialismo histórico dialético, o estudo pautou-se em pesquisa bibliográfica e documental e na observação participante. Os resultados evidenciam que o recurso ao cinema favoreceu a apreensão crítica dessas violências; contribuiu para o desenvolvimento da redação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 e 2024; estimulou o acesso ao Ensino Superior e proporcionou uma vívida articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
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