O USO DE FILMES DOCUMENTÁRIOS COMO FERRAMENTA EDUCATIVA PARA O ENSINO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS/MA
DOI:
https://doi.org/10.18817/rpe.v9i1.3897Palabras clave:
Ensino da sociologia, Documentários, Educação, GêneroResumen
O artigo tem o objetivo de apresentar os resultados do projeto de extensão que teve o intuito de analisar os filmes documentários como ferramenta educativa. Este projeto de extensão foi desenvolvido por docentes e acadêmicas da Universidade Estadual do Maranhão no Centro Educa Mais Poeta Antônio José, localizado na cidade de Santa Inês/MA. Com este propósito, foi possível promover uma reflexão e um debate sobre as relações de gênero e a cultura do machismo com estudantes do 2º ano do ensino médio. Inicialmente, foi aplicado um questionário para apreensão das percepções das/os estudantes. Em seguida, a exibição de documentários e promoção de um bate papo sociológico com o tema “Relações de gênero e a cultura do machismo” possibilitaram às/aos estudantes uma compreensão maior sobre as identidade social de mulheres e homens, desigualdades sociais, violência, trabalho doméstico e sexualidade. Como resultado, observou-se as atividades desenvolvidas promoveram uma ruptura em noções estereotipadas e preconcebidas sobre as questões de gênero, assegurando que o uso de documentários pode servir como ferramenta educativa no contexto da sala de aula.
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