CONHECIMENTO SOBRE AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM MULHERES IMIGRANTES RESIDENTES EM PONTA GROSSA, PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.18817/rpe.v8i3.3827Palabras clave:
infecções sexualmente transmissíveis, imigrantes, mulheresResumen
RESUMO: Avaliar o conhecimento sobre o tema “Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)” em mulheres imigrantes residentes na cidade de Ponta Grossa, Paraná. Foi realizado um estudo transversal qualitativo. A população foi composta por mulheres imigrantes residentes no município de Ponta Grossa – Paraná no período de abril de 2023 até julho de 2024. Foram utilizados dois questionários, um para a coleta de dados sociodemográficos e outro para avaliar o conhecimento das imigrantes sobre as IST - Questionário sobre Conhecimento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (STD-KQ). Participaram do estudo 44 mulheres imigrantes com idades entre 21 e 73 anos, a maioria venezuelanas (86,3%), casadas (52,3%), desempregadas (59,1%), com renda familiar de um a três salários mínimos (61,4%) e com ensino superior completo (45,5%). Com a aplicação do Questionário sobre Conhecimento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (STD-KQ) podemos observar que o intervalo de respostas corretas foi de 2 a 24 pontos, tendo um escore médio de 13. Nenhuma das participantes acertou 100% das questões aplicadas. Os resultados desse trabalho demonstraram o perfil sociodemográfico das mulheres imigrantes que residem no município de Ponta Grossa – Paraná, além disso, o baixo nível de conhecimento desta população em relação às IST. Nesse contexto, se faz necessário ampliar a promoção da saúde para esta população, através da implementação de políticas públicas e de atividades de educação para a saúde, principalmente as voltadas para ações educativas em saúde sexual.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 REVISTA PRÁTICAS EM EXTENSÃO

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Uma vez publicado o trabalho, os direitos autorais passam a ser da Revista Práticas em Extensão.
