Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os textos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola deverão ser redigidos conforme as normas de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR 6023 de junho de 2018. Poderão estar formatados em .doc ou .docx.

Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração:

Margens superior e esquerda: 3 cm;
Margens inferior e direita: 2 cm;
Formato de papel: A4;
Recuo da primeira linha dos parágrafos: 1,25 cm;
Fonte para corpo do texto: Arial, tamanho 12, espaço entre linhas: 1,5 cm;
Fonte para citações diretas: Arial, tamanho 10, espaçamento simples.
Alinhamento: justificado;
Os artigos devem ter entre 10 e 20 páginas;

A apresentação dos artigos deverá obedecer a seguinte ordem:

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

1 - Título em caixa alta, língua portuguesa, centralizado em negrito, fonte Arial, tamanho 12;
2 - Título do artigo em inglês (e em Português, para artigos em outros idiomas), centralizado, caixa alta, sem negrito, fonte Arial, tamanho 12;
3 - Resumo do texto em língua portuguesa (entre 100 e 250 palavras) e palavras-chave (máximo cinco), separadas por ponto e vírgula, fonte Arial, corpo 10, na língua do texto;
4 - Resumo em inglês (Abstract) e palavras-chave (Keywords), separadas por ponto, fonte Arial, corpo 10 (e em Português, para artigos em outros idiomas);
As colaborações enviadas para análise não deverão conter dados relativos à autoria do texto. Tais dados serão cadastrados no próprio formulário de submissão.

ELEMENTOS TEXTUAIS

- Constituído em partes, os subtítulos devem iniciar com maiúsculas, sem recuo, em negrito;
- Um espaço duplo entre as citações maiores de 3 linhas e o texto;
- As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para uma boa reprodução gráfica. O formato do arquivo de imagem deverá ser jpg. As imagens deverão ser identificadas, com título e legenda indicando a fonte logo abaixo da imagem (fonte Arial, corpo 10) e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 etc.);
- As citações bibliográficas serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, com as seguintes informações:
1. sobrenome do autor somente com a inicial em maiúsculo; vírgula; data da publicação; vírgula; abreviatura de página (p.) e o número desta (Ex: Silva, 2020, p. 3-23), para citação direta; 
2. sobrenome do autor somente com a inicial em maiúsculo e o ano da publicação entre parênteses, para citação indireta.

- Se a citação direta tiver mais de 3 linhas, deve vir separada do parágrafo, com recuo à esquerda de 4 cm, fonte Arial 10 e espaçamento entrelinhas simples.

- Notas de rodapé deverão estar ao final de cada página em fonte Arial, corpo 10.

- Para ênfase ou destaque, deve-se usar o negrito, reservando-se o itálico para títulos de obras, palavras ou expressões em outros idiomas citadas no texto.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

1. Referências – deverão ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo as normas da ABNT (NBR-6023), conforme alguns exemplos:
2. Livro com um autor:SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro em itálico. Cidade da editora: editora, ano.
3. Livro com dois autores:SOBRENOME DO AUTOR, Nome & SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro em itálico.Cidade da editora: editora, ano.
4. Livro a partir de 03 autores: SOBRENOME DO AUTOR, Nome et al. Título do livro em itálico.Cidade da editora: editora, ano.
5. Capítulo de Livro:SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro:subtítulo se houver. Número da edição. Cidade: editora, ano de publicação. Número da página ou intervalo utilizado. - caso o autor seja o mesmo do livro e do capítulo: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: ______. Título: subtítulo se houver. Número da edição. Cidade: Nome da editora, ano de publicação. Número da página ou intervalo utilizado.
6. Artigos de periódicos:SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo (sem destaque), Título do periódico(em itálico), volume e número do periódico, números das páginas, data de publicação.
7. Anais:SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo: subtítulo se houver. In: NOME DO EVENTO, número de edição do evento, ano da realização do evento, cidade de realização do evento. Tipo de publicação (Anais ou Resumos ou Proceedings, em itálico), Cidade de publicação: Instituição editora, ano de publicação. p. (página inicial – final do artigo).
8. Internet:SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Disponível em: <URL completa>. Acesso em: dia, mês (abreviado até a terceira letra, exceto maio) ano.
9. Tese:SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Ano de defesa. Número total de folhas. Tese (Doutorado em ‘área desenvolvida’) – Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade da Instituição, ano.

SOBRE AS RESENHAS

As resenhas destinam-se a avaliações críticas de publicações recentes nas áreas de escopo da Revista, a saber:  Linguística e Literatura, que tenham registro no sistema ISBN.
1. A extensão máxima permitida é 3.000 (três mil) palavras, incluindo referências e anexos.
2. A apresentação das resenhas deve seguir os mesmos elementos quanto aos aspectos formais e elementos textuais e não é necessário resumo;
3. Uma imagem da capa do livro resenhado, em arquivo .jpg ou .png, resolução 300 dpi, deverá ser enviada em arquivo separado.
4. A resenha não deve ter título nem autoria no arquivo, deixando apenas a referência completa da obra resenhada. Ressaltamos o prazo máximo de 5 anos para resenha de livro.
5. Devem ser inseridas no final do texto da resenha de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.
6. A resenha deve conter uma ficha técnica contendo os dados da publicação: título, autor da obra resenhada, editora, cidade, ano, número de páginas, ISBN.
7. A resenha deve ter título diferente do livro resenhado.

- Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados concordam em ceder à revista os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.

- Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. Os(as) autores(as) também declaram não haver conflito de interesses em relação ao trabalho publicado.

• Normas para revisão técnica, paginação e leitura de provas:

O processo de submissão e avaliação dos manuscritos será conduzido por meio do Open Journal System (OJS), que preservará o anonimato dos avaliadores e dos autores para garantir a revisão duplo cega. Os pareceres serão confidenciais, e os revisores devem declarar a ausência de conflitos de interesse em relação ao texto avaliado ao aceitar a solicitação de emissão de parecer.
Os pareceres serviram de base para a decisão editorial, cabendo ao Conselho Editorial o direito de aceitar ou rejeitar as submissões. Após a emissão dos pareceres, por meio de formulário específico na plataforma OJS, os autores serão informados da decisão editorial, que pode assumir uma das seguintes categorias:

a) Aceitação;
b) Revisões obrigatórias;
c) Reenvio para nova avaliação;
d) Rejeição.

No caso de solicitação de correções, os autores terão um prazo de 15 dias, a partir do recebimento da decisão editorial, para efetuar as alterações solicitadas. A nova versão do manuscrito deverá ser apresentada com o uso da funcionalidade "Controlar Alterações" do Word ou similar, e o autor deverá enviar uma Carta ao Editor, em um arquivo separado, explicando como as modificações foram incorporadas ou, em caso de não realização, justificando a decisão. Após o envio da versão revisada pelos autores, o editor responsável pela avaliação verificará as alterações solicitadas e decidirá se o artigo será aceito ou rejeitado. Após a aprovação do manuscrito, ele seguirá para a etapa de normalização, revisão e diagramação.

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