REESCREVENDO A HISTÓRIA ATRAVÉS DELAS: o papel da mulher em Água de Barrela, de Eliana Cruz

Autores

  • Flamilla Pinheiro Costa UFMA
  • Márcia Manir Miguel Feitosa

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v9i1.4107

Resumo

Este artigo propõe uma análise do romance Água de Barrela, de Eliana Alves Cruz, à luz das discussões sobre o novo romance histórico. A obra de Cruz reconfigura o discurso histórico oficial ao colocar no centro da narrativa as experiências de mulheres negras, cujas trajetórias foram historicamente apagadas ou subalternizadas. A partir da reconstrução de memórias familiares e coletivas, a autora cria um tecido narrativo que articula oralidade, ancestralidade e resistência, tensionando as fronteiras entre história e ficção. O artigo destaca como as mulheres negras atuam como mediadoras da sua própria trajetória, não apenas como personagens, mas também como portadoras de saberes, afetos e estratégias de sobrevivência. Como aporte teórico para o desenvolvimento desse trabalho, utilizaremos os estudos desenvolvidos por Judith Butler (2000), Angela Davis (2016) e Roger Chartier (1991).

Biografia do Autor

Flamilla Pinheiro Costa, UFMA

Professora Substituta EBTT do Colégio Universitário da UFMA. Mestra em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (Linha 3- Estudos Teóricos e Críticos em Literatura). Especialista em Cultura e Literatura pela Universidade Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP). Graduada do curso de Letras - Francês da UFMA. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de São Luís. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisadora do Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura (GEPLIT),desenvolvendo pesquisas relacionadas a área de literatura, com ênfase em Geograficidade, Identidade, História, Espaço e Memória.

Márcia Manir Miguel Feitosa

Professora Titular do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1984), com Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1992) e Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-Doutora com bolsa CAPES, pelo Programa Ciência sem Fronteiras, em Estudos Comparatistas na Universidade de Lisboa, sob a supervisão da Profa. Helena Carvalhão Buescu. Bolsista de Produtividade do CNPq - nível 1D. Docente permanente dos Programas de Mestrado em Letras, Linha de Pesquisa: Estudos Teóricos e Críticos em Literatura. e em Cultura e Sociedade da UFMA, Linha de Pesquisa: Expressões e Processos Socioculturais. Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e Coordenadora do PROCAD-AM (PGCult) com a UEMA (São Luís) e a UESB (Vitória da Conquista). Líder do Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura - GEPLIT. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos da Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2025-07-31

Como Citar

PINHEIRO COSTA, Flamilla; MANIR MIGUEL FEITOSA, Márcia. REESCREVENDO A HISTÓRIA ATRAVÉS DELAS: o papel da mulher em Água de Barrela, de Eliana Cruz. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 61–75, 2025. DOI: 10.18817/rlj.v9i1.4107. Disponível em: https://www.ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/4107. Acesso em: 5 dez. 2025.