REFLEXOS DO ENSINO DE GRAMÁTICA NORMATIVA EM DISCURSOS DE INTOLERÂNCIA NAS REDES SOCIAIS: Alguns tópicos de análise do discurso sob a perspectiva do círculo de Bakhtin

Autores/as

  • Jonathan Bernardo Menger Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i2.1754

Resumen

Definir “língua” é tarefa bastante complexa e, quando envolvida nos atos discursivos diários, sua conceituação se torna ainda mais difícil. Sabe-se que são muitas as vertentes da linguística e da gramática que a teorizam, e se compreende que, sendo um fato, o indivíduo pode utilizá-la com vários propósitos, até mesmo para atribuir estereótipos a outros usuários, em função do uso que fazem dessa faculdade. Desta forma, o presente artigo visa à discussão do que se concebe como língua e, além disso, do que se reflete e se refrata de sua ideia, no discurso dialógico nos meios de atividade em que esse fenômeno acontece, principalmente nas redes sociais, contexto sobre o qual se baseia a metodologia deste trabalho. Pensando-se em alguns tópicos da teoria bakhtiniana, foram compiladas para análise algumas imagens da página Língua Portuguesa, no Facebook, objetivando constatar o discurso de preconceito e pedantismo como reflexo de outros discursos anteriores, a exemplo do fazer docente e do dizer teórico nas gramáticas normativas. Perante as observações, acredita-se que o ensino de gramática seja grande porta-voz no dizer e no fazer do professor, que leva o ensino da variável normativa ao aluno, trazendo-lhe reflexos em suas ações cotidianas, com noções de certo e errado. No entanto, é possível que haja mudanças significativas, no momento em que a língua for repensada não apenas como sistema de normas, mas também como atos discursivos individuais e incessantes que fazem parte da organização socioideológica em que se inserem.

Biografía del autor/a

Jonathan Bernardo Menger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestrando em Linguística do programa de pós-graduação em Letras.

Publicado

2018-12-27

Cómo citar

MENGER, J. B. REFLEXOS DO ENSINO DE GRAMÁTICA NORMATIVA EM DISCURSOS DE INTOLERÂNCIA NAS REDES SOCIAIS: Alguns tópicos de análise do discurso sob a perspectiva do círculo de Bakhtin. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 345–363, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i2.1754. Disponível em: https://www.ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1754. Acesso em: 17 may. 2024.