ANALYSIS OF THE YOUTH SCIENCE FICTION WORK THE UNCOMMON CITIZEN, BY PEDRO IVO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v8i1.3399

Abstract

The aim of this article is to analyze the youthful novel The uncommon citizen, written and illustrated by Pedro Ivo, published in its first edition in 2013 and selected in the PNLD Literary 2020 program. In this way, to a young audience, investigating its construction with regard to this genre, with emphasis on innovations in graphic design and thematics, since the work addresses social violence, a much-discussed topic present in contemporary society. Moreover, it includes an analysis of aspects of hybridization that involve the presence of characteristics of other literary genres that are mixed with the novel, such as comics and e-mail. The theoretical foundations are based on studies by Roberts (2018); Colomer (2017); Ceccantini (2010) and Luft (2010). The results point to a novel that brings discussions about power relations and violence in contemporary Brazilian society based on the figure of the hero, who is no longer a flawless national hero, but a citizen who is inserted in an adverse context.

Author Biographies

Maria Ester Pereira Soares , UFPB

Graduanda em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é bolsista do PIBIC A Literatura Juvenil Brasileira no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/Literário 2020): Mutações, inovações e tendências, coordenado pela Profa. Dra. Daniela Maria Segabinazi, analisando as Rupturas estruturais e recursos visuais no gênero poético, no livro de imagem e em histórias em quadrinhos (HQs). Atuou como voluntária do PROBEX Cultura Literária na escola: para ler, ouvir, ver e sentir, realizando Círculos de leitura literária com estudantes da rede púbica de João Pessoa. Desenvolve pesquisas nas áreas de Poesia Juvenil, Ensino de Literatura e Literatura Juvenil.

Kamila Pedrosa Soares , UFPB

Graduanda em Letras Português pela Universidade Federal da Paraíba, atualmente desenvolve pesquisa na área de Literatura Juvenil Brasileira no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/LITERÁRIO) analisando as obras, os seus Núcleos temáticos e o cenário de representação juvenil contemporânea no PNLD LITERÁRIO 2020. Sua pesquisa anterior envolviam análises de obras do PNLD LITERÁRIO 2020 a partir de suas inovações na estrutura narrativa. Atua também como voluntária no projeto de extensão PROBEX Cultura Literária na escola: para ler, ouvir, ver e sentir, onde desenvolve oficinas de práticas de leitura, rodas de conversa e círculos de leitura com alunos da rede pública de João Pessoa, mediação em formações com professoras do ensino fundamental de escolas públicas no estado da Paraíba. Seus estudos e pesquisas se concentram na área de Literatura Juvenil, Literatura no Espaço Escolar, Inovações na Literatura Juvenil Brasileira Contemporânea, Estratégias de Leitura, Círculos de Leitura e Práticas Pedagógicas com Ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, Ensino de Literatura, Formação de Professores, Leitura e Letramento Literário.

Daniela Maria Segabinazi, UFPB

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (Licenciatura Plena) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994), graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995); mestrado em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011), vinculado a área de Literatura, Teoria e Crítica, linha Leituras Literárias. Atualmente integra o quadro de professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com dedicação exclusiva e é líder do grupo de pesquisa "Estágio, ensino e formação docente" (http://www.ufpb.br/geef). Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Literatura infanto juvenil, literatura brasileira, ensino de literatura, estágio supervisionado e formação de professores; atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas, literatura e ensino, literatura infantil e juvenil, leitura e letramento literário.

Published

2024-03-28 — Updated on 2024-03-28

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How to Cite

PEREIRA SOARES , M. E.; PEDROSA SOARES , K.; SEGABINAZI, D. M. ANALYSIS OF THE YOUTH SCIENCE FICTION WORK THE UNCOMMON CITIZEN, BY PEDRO IVO. JUÇARA LANGUAGE JOURNAL, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 56–73, 2024. DOI: 10.18817/rlj.v8i1.3399. Disponível em: https://www.ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3399. Acesso em: 15 may. 2024.