INVENTÁRIO DE HISTÓRIAS DE LEITURA: RECURSO METODOLÓGICO PARA A PRÁTICA DOCENTE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v4i02.2406

Abstract

This article was built from the story of reading stories experienced by beginning students of the Letters Course at CESC / UEMA, when they first came into contact with the written text The objective of the research was to reflect, from the narratives [produced by them], how the childhood reading memories can contribute, in a significant way, with the process of formation of the professional of letters, when teaching. The memorialistic events are constituted by several memories kept over the years and that can be brought to the present, in order to reactivate the memory of these subjects. The idea of producing stories was also based on identifying, throughout the remembrance exercise, the process that consolidated the reading practice of each one. To support the discussions regarding the reader formation, theoretical support was sought in Lacerda (2009), Rocha (2014; Maia (2020); Cosson (2014), among others.

Author Biographies

Marinalva Aguiar Texeira Rocha, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2019), com área de concentração em Estudos Históricos Latino-Americano. Mestre em Ciências da Educação pelo Instituto Pedagogico Latinoamericano Y Caribeno (1999). Mestre em Letras com área de concentração em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Possui Especialização em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Especialização em educação a Distância - SENAC-CE. É Licenciada em Letras, com habilitação em Português e Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (1988). É professor Adjunta I da Universidade Estadual do Maranhão e Assistente Pedagógica da - Secretaria de Estado de Educação. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, linguagem, texto literário, aspectos expressivos da língua, produção de texto, memória sob a perspectiva da imagem fotográfica.

Dulce Helena Teixeira dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Educação pela UNISINOS, possui Especialização em Gestão e Supervisão Escolar e graduação em PEDAGOGIA pelo CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS (2006). Atualmente é Professora Substituta do Centro de Estudos Superiores de Caxias/UEMA. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: indisciplina, docente, discente e jovem, educação, EJA.

Published

2021-01-10 — Updated on 2021-01-14

Versions

How to Cite

TEXEIRA ROCHA, M. A.; TEIXEIRA DOS SANTOS, D. H. INVENTÁRIO DE HISTÓRIAS DE LEITURA: RECURSO METODOLÓGICO PARA A PRÁTICA DOCENTE. JUÇARA LANGUAGE JOURNAL, [S. l.], v. 4, n. 02, p. 187–199, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v4i02.2406. Disponível em: https://www.ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2406. Acesso em: 14 may. 2024.

Issue

Section

Artigos - TEMÁTICA LIVRE