Crianças atuando nas cenas das suas próprias criações: em busca de uma educação ambiental emancipatória por intermédio do teatro do oprimido visto pela égide da geografia da infância

Autores

  • Daisson Felix Jacinto
  • Eloiza Cristiane Torres

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4200

Palavras-chave:

Educação ambiental emancipatória significativa. Teatro do Oprimido. Geografia da Infância.

Resumo

Esta pesquisa investiga as possibilidades teóricas e metodológicas para a sensibilização na Educação Ambiental, integrando o meio ambiente como parte indissociável do indivíduo. Utilizou-se o Teatro do Oprimido, especificamente o teatro fórum de Augusto Boal, como linguagem para promover uma Educação Ambiental emancipatória e significativa, aliada aos conceitos da Geografia da Infância, Arte e Literatura. O método humano-processual e a pesquisa participativa de viés qualitativo guiaram o estudo, que incluiu revisão bibliográfica, levantamento de conhecimentos prévios dos participantes e oficinas teatrais com crianças de 5 a 9 anos na “Casa do Caminho”, em Londrina-PR. As intervenções culminaram em um espetáculo baseado no teatro fórum. Os resultados indicaram que a linguagem teatral amplia a sensibilização e aprendizagem dos princípios da Educação Ambiental, destacando sua eficácia como metodologia educativa.

Biografia do Autor

Daisson Felix Jacinto

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

Eloiza Cristiane Torres

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

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Publicado

06-07-2025

Como Citar

Felix Jacinto, D., & Torres, E. C. (2025). Crianças atuando nas cenas das suas próprias criações: em busca de uma educação ambiental emancipatória por intermédio do teatro do oprimido visto pela égide da geografia da infância. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4200