A formação de professores para o ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4196Palavras-chave:
Formação de professores. Geografia. BNCC. Educação crítica. Tecnologias digitais.Resumo
A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Paulista trouxe novas demandas à formação de professores de Geografia, exigindo adaptação constante às diretrizes curriculares. Este artigo, a partir de análise de conteúdo, discute desafios, limites e perspectivas na formação inicial e continuada dos docentes de Geografia, destacando a necessidade de superação de abordagens tecnicistas na preparação de professores e a importância de inserir a disciplina num contexto crítico, reflexivo, interdisciplinar e integrado ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Aponta-se que, para além dos parâmetros normativos e da lógica por competências, a formação docente deve focar na promoção da autonomia, do pensamento crítico e da integração entre teoria e prática, tendo em vista a construção de uma educação transformadora.