Objetivos do ensino de Geografia na contemporaneidade: perspectivas a partir de discussões na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4195Palavras-chave:
Formação de professores. Geografia Escolar. Ensino de Geografia.Resumo
Nesta escrita, apresentamos e discutimos os resultados de uma prática realizada com licenciandos em Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na disciplina de Metodologia de Ensino de Geografia. A prática teve como objetivo estimular uma reflexão crítica nos estudantes sobre os objetivos da Geografia Escolar na contemporaneidade, com base nos conteúdos conceituais estudados ao longo do curso. Pretendeu-se, com isso, incentivar a ressignificação dos conhecimentos teórico-científicos da Geografia, destacando a importância de formar professores capazes de compreender e atuar criticamente no ambiente escolar. Os resultados indicam que os licenciandos percebem a necessidade de que a Geografia Escolar se adapte às demandas contemporâneas, integrando novos conteúdos, metodologias colaborativas e tecnologias digitais. Esse alinhamento contribui para um Ensino de Geografia mais relevante e conectado às transformações sociais do mundo atual.