O ensino de Geografia no século XXI e a (re)valorização dos rios urbanos
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4171Palavras-chave:
BNCC. Educação. Lugar de Vivência. Formação Crítica. Ambientes Fluviais.Resumo
Este estudo tem como objetivo (re)valorizar os ambientes fluviais na educação básica a partir da vivência enquanto docente, questionando: A geografia escolar está preparada para assumir o papel de disciplina capaz de esclarecer à sociedade os motivos da crise ambiental planetária e possíveis soluções? A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Geografia contribui para a construção de currículos coerentes com as demandas socioambientais do país? A metodologia contou com pesquisa em bibliografias afins e na própria BNCC de Geografia, para identificar como esta aborda às problemáticas ambientais, em especial os recursos hídricos e os rios. Os resultados revelaram que a sociedade está distante dos rios – fisicamente e afetivamente – tanto devido ao modelo de planejamento urbano como a própria educação, pois identificou-se que a temática recursos hídricos não é abordada adequadamente na BNCC e que a palavra rio é encontrada uma única vez no documento e entre parênteses.