A Geografia em alerta: a percepção dos professores da Educação Básica sobre a reforma do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4201Palavras-chave:
Novo Ensino Médio. BNCC. Professores de Geografia. Aquidauana-MS.Resumo
O Brasil tem experimentado nos últimos anos uma profunda reforma educacional, que tem causado um efeito cascata, com mudanças nos currículos de todos os estados da federação. Destaca-se a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, em 2017, e a criação do Novo Ensino Médio suportado pela Lei 13.415, de 2017. Buscando compreender os impactos de tais políticas na ponta da cadeia escolar, o presente artigo traz como enfoque analítico a percepção dos professores de Geografia que trabalham na rede estadual de educação em Aquidauana – MS e que tiveram experiência de atuação no Novo Ensino Médio. Para tanto, destacam-se como procedimentos metodológicos a análise documental, o levantamento bibliográfico e a realização de entrevistas com roteiro semiestruturado. Por sua vez, a pesquisa identificou alguns impactos resultantes da reformulação curricular promovida pelo “Novo Ensino Médio” no ensino de Geografia, uma vez que reduziu o tempo destinado às aulas, além de retirar conteúdos historicamente trabalhados por docentes com formação geográfica.