Movimentos curriculares de geografia no contexto do Ensino Médio

Autores

  • Vanilton Camilo de Souza
  • Leildo Dias Silva
  • Ana Beatriz Duarte Pereira
  • Gabriel de Miranda Soares Silva

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4193

Palavras-chave:

Currículo. Geografia. Ensino Médio. Juventudes.

Resumo

Os currículos que se destinam à formação da juventude certamente são um tema que move vastos debates e disputas. Prova disso é a reforma do ensino médio. Esta pesquisa objetiva compreender como se apresentam os conhecimentos geográficos nos documentos curriculares para o ensino médio das redes de ensino de Goiás, Mato Grosso e Pará e as reações de entidades e associações nos contextos das reformas empreendidas para esse nível de ensino. A metodologia é de cunho qualitativo com ênfase na análise documental. Os resultados mostram que a Geografia nos documentos curriculares de Goiás e Mato Grosso foi diluída nas ciências humanas e sociais aplicadas. No documento curricular do Pará, nota-se um esforço para a construção de um documento crítico e a Geografia ainda guarda um espaço nele. Nesse movimento, as instituições e entidades de classe se posicionam contra a reforma, mostrando que ela vai aprofundar as desigualdades sociais. Concluímos que a lei da reforma do ensino médio se apresenta como um retrocesso ao ensino de Geografia.

Biografia do Autor

Vanilton Camilo de Souza

Professor de Geografia na Universidade Federal de Goiás.

Leildo Dias Silva

Professor de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e doutorando pelo Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás.

Ana Beatriz Duarte Pereira

Graduanda em Licenciatura em Geografia, Universidade Federal de Goiás.

Gabriel de Miranda Soares Silva

Doutorando pelo Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

06-07-2025

Como Citar

de Souza, V. C., Dias Silva, L., Duarte Pereira, A. B., & de Miranda Soares Silva, G. (2025). Movimentos curriculares de geografia no contexto do Ensino Médio. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4193