Movimentos curriculares de geografia no contexto do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4193Palavras-chave:
Currículo. Geografia. Ensino Médio. Juventudes.Resumo
Os currículos que se destinam à formação da juventude certamente são um tema que move vastos debates e disputas. Prova disso é a reforma do ensino médio. Esta pesquisa objetiva compreender como se apresentam os conhecimentos geográficos nos documentos curriculares para o ensino médio das redes de ensino de Goiás, Mato Grosso e Pará e as reações de entidades e associações nos contextos das reformas empreendidas para esse nível de ensino. A metodologia é de cunho qualitativo com ênfase na análise documental. Os resultados mostram que a Geografia nos documentos curriculares de Goiás e Mato Grosso foi diluída nas ciências humanas e sociais aplicadas. No documento curricular do Pará, nota-se um esforço para a construção de um documento crítico e a Geografia ainda guarda um espaço nele. Nesse movimento, as instituições e entidades de classe se posicionam contra a reforma, mostrando que ela vai aprofundar as desigualdades sociais. Concluímos que a lei da reforma do ensino médio se apresenta como um retrocesso ao ensino de Geografia.