O componente curricular Geografia no Ensino Fundamental: currículos dos estados da região Nordeste

Auteurs-es

  • Mugiany Oliveira Brito Portela

DOI :

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4187

Mots-clés :

Currículo. Geografia. Nordeste.

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar como os currículos da região Nordeste construíram a proposta para o ensino do componente curricular Geografia no Ensino Fundamental. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, no intuito de identificar os autores que fundamentam teoricamente o componente curricular Geografia, nos currículos dos estados da região Nordeste. Constatou-se que a Bahia, o Maranhão, o Rio Grande do Norte e o Piauí consultaram empresas e/ou fundações para a escrita dos seus currículos, além da UNDIME e INCME, secretarias estaduais, professores da rede e colaboradores de universidades e institutos. Os principais autores consultados como referência para o texto de geografia nos nove documentos, foram: Helena Copetti Callai, Antonio Carlos Castrogiovanni, Lana de Souza Cavalcanti e Rafael Straforini. No que se refere à autonomia dos currículos em relação à BNCC, há estados que conseguem avançar em suas propostas para o ensino de Geografia e outros se apropriaram quase que exclusivamente da BNCC para definirem como será encaminhado o processo de ensino-aprendizagem.

Biographie de l'auteur-e

Mugiany Oliveira Brito Portela

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, Brasil (2017). Professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Publié-e

2025-07-06

Comment citer

Oliveira Brito Portela, M. (2025). O componente curricular Geografia no Ensino Fundamental: currículos dos estados da região Nordeste. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4187