Geografia e educação em gênero: aproximações preliminares entre a matriz curricular para o Ensino Médio de Rondônia e o cotidiano do espaço da EEEFM Marechal Castelo Branco - Porto Velho, Rondônia

Auteurs-es

  • Tatiana dos Santos Malheiros
  • Sheila Castro dos Santos
  • Freire da Silva Santos
  • Elaine Porto Chiullo

DOI :

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4183

Mots-clés :

Educação em gênero. Geografia e gênero. Currículo escolar.

Résumé

O presente artigo propôs uma análise qualitativa sobre gênero e os documentos públicos educacionais de esfera nacional. Conceituou-se que a geografia é uma ciência que estuda a organização e produção do espaço. Nela, foi possível refletir sobre questões sociais, como a de gênero, sendo parte integrante das práticas espaciais. A pesquisa abordou o conceito de gênero por meio da perspectiva da geografia, além de identificar, com base nos documentos públicos evidenciados ao longo do trabalho, se o estudo de gênero poderia ser abordado no âmbito educacional. Também foram discutidos alguns projetos de leis que visam a proibição dessa temática em sala de aula. Por fim, foi realizada uma análise qualitativa do Referencial Curricular para o Ensino Médio de Rondônia para examinar como os estudos de gênero poderiam ser ensinados no espaço escolar.

Bibliographies de l'auteur-e

Tatiana dos Santos Malheiros

Doutora em Geografia. Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3340-9526. E-mail: tatiana.malheiros@unir.br.
2 Doutora em Geografia. Docente do Departamento de Geografia UENP/UEL.

Sheila Castro dos Santos

Doutora em Geografia. Docente do Departamento de Geografia UENP/UEL.

Freire da Silva Santos

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia.

Elaine Porto Chiullo

Mestra em Letras. Docente de Língua Portuguesa no Ensino Médio do Governo do Estado de Rondônia.

Téléchargements

Publié-e

2025-07-06

Comment citer

dos Santos Malheiros, T., Castro dos Santos, S., da Silva Santos, F., & Porto Chiullo, E. (2025). Geografia e educação em gênero: aproximações preliminares entre a matriz curricular para o Ensino Médio de Rondônia e o cotidiano do espaço da EEEFM Marechal Castelo Branco - Porto Velho, Rondônia. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4183