A pedagogia histórico-crítica e o ensino de Geografia: elementos presentes na formação dos indivíduos
DOI :
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4181Mots-clés :
Pedagogia histórico-crítica. Trabalho docente. Educação escolar. Ensino de Geografia.Résumé
O artigo apresentado é um recorte de trabalhos que compõem uma pesquisa em andamento que busca debater o modelo de educação pública da rede estadual de São Paulo. Compreendemos que a implantação do modelo de Programa de Ensino Integral, nessa rede, tem sido vetor de avanço de políticas neoliberais que reproduzem, portanto, o modelo hegemônico que produz enorme concentração de riquezas, o aumento das desigualdades sociais e os terríveis impactos ambientais que precisam ser modificados. Para enfrentá-los seria necessário compreendê-los. Assim, defendemos a educação como instrumento da ampliação da capacidade de compreensão. Para tanto, desenvolvemos três pontos: em princípio, compreender o papel do trabalho docente. O primeiro refere-se ao exercício da profissão docente que é um grande desafio e precisa ser colocado em seu devido lugar de importância. O segundo, é a defesa da escola da escola pública. A educação escolar exerce impacto enorme na formação dos sujeitos e, nesse cenário, pensar como o ensino da Geografia pode representar uma possibilidade de superar a visão fragmentada da construção do espaço. E, por fim, defendermos teorias pedagógicas que de fato sejam emancipadoras, apresentando como visão de mundo e educação a Pedagogia Histórico-Crítica.