Redes sociais, políticas públicas juvenis e educação geográfica: estudo em contextos aproximativos das periferias urbanas de Salvador e Lisboa
DOI :
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4176Mots-clés :
Redes sociais. Políticas públicas juvenis. Educação Geográfica nas Periferias urbanas.Résumé
Este artigo é um desdobramento dos estudos de pós-doutoramento na Universidad Aberta de Lisboa, financiado pelo Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e teve o objetivo analisar as redes sociais de jovens periféricos e sua articulaçao com as políticas públicas juvenis, a fim de contribuir com orientações de práticas pedagógicas na Educação Geográfica de escolas das periferias urbanas. O objeto de estudo emerge dos contextos de jovens periféricos, dos debates sobre normativas e documentos ministeriais e sobre formação professores de geografia. O percurso metodológico de carater qualitativo deu-se em quatra etapas pelas abordagens: bibliográfica, empírica, documental, cujos lócus da investigação foram o Subúrbio Ferroviário de Salvador (SFS) e Área Metropolitana de Lisboa. Para isto, usamos a técnica da amostragem em “snowball sampling”, para a aplicação de questionário sóciodemográfico, a entrevista semiestruturada aos 10 representantes de coletivos de jovens e busca em sites e redes sociais. Os resultados apontaram reformulação de conceitos sobre periferias e educação nas periferias urbanas ; apontaram seberes capazes de mobilizar reflexões acerca das relações constitutivas jovens periféricos e políticas públicas efetivas. E permitiram compreeender o pensamento e comportamento desses jovens, face às suas redes sociais e articulação com as políticas públicas juvenis como forma de orientar práticas pedagógicas de professores da Educação Geográfica em escolas de periferias urbanas.