Redes sociais, políticas públicas juvenis e educação geográfica: estudo em contextos aproximativos das periferias urbanas de Salvador e Lisboa

Auteurs-es

  • Natanael Reis Bomfim

DOI :

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4176

Mots-clés :

Redes sociais. Políticas públicas juvenis. Educação Geográfica nas Periferias urbanas.

Résumé

Este artigo é um desdobramento dos estudos de pós-doutoramento na Universidad Aberta de Lisboa, financiado pelo Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e teve o objetivo analisar as redes sociais de jovens periféricos e sua articulaçao com as políticas públicas juvenis, a fim de contribuir com orientações de práticas pedagógicas na Educação Geográfica de escolas das periferias urbanas. O objeto de estudo emerge dos contextos de jovens periféricos, dos debates sobre normativas e documentos ministeriais e sobre formação professores de geografia. O percurso metodológico de carater qualitativo deu-se em quatra etapas pelas abordagens: bibliográfica, empírica, documental, cujos lócus da investigação foram o Subúrbio Ferroviário de Salvador (SFS) e Área Metropolitana de Lisboa. Para isto, usamos a técnica da amostragem em “snowball sampling”, para a aplicação de questionário sóciodemográfico, a entrevista semiestruturada aos 10 representantes de coletivos de jovens e busca em sites e redes sociais. Os resultados apontaram reformulação de conceitos sobre periferias e educação nas periferias urbanas ; apontaram seberes capazes de mobilizar reflexões acerca das relações constitutivas jovens periféricos e políticas públicas efetivas. E permitiram compreeender o pensamento e comportamento desses jovens, face às suas redes sociais e articulação com as políticas públicas juvenis como forma de orientar práticas pedagógicas de professores da Educação Geográfica em escolas de periferias urbanas.

Biographie de l'auteur-e

Natanael Reis Bomfim

Pós-Doutor em educação Pela Universidade Aberta de Portugal, Pós-Doutor em Educação e Turismo pela Universidade de Paris 1, Doutor em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal - Canadá/Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC)/Pesquisador Associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed)/Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES).

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Publié-e

2025-07-06

Comment citer

Reis Bomfim, N. (2025). Redes sociais, políticas públicas juvenis e educação geográfica: estudo em contextos aproximativos das periferias urbanas de Salvador e Lisboa. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4176