Para além dos muros da escola: roteiro geoturístico e práticas de educação patrimonial na cidade de Cametá-PA

Auteurs-es

  • José Carlos da Silva Cordovil
  • Rivaldo Souza da Cunha
  • Valbeci Alves Cabral
  • Ivamauro Ailton de Sousa Silva

DOI :

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4190

Mots-clés :

Educação. Patrimônio. Escolas de Cametá.

Résumé

Preservar o patrimônio, por meio de ações voltadas ao ensino, à participação e ao envolvimento das escolas é fundamental, e a Geografia assume um papel relevante neste processo. Nesses termos, o presente trabalho destaca ações promovidas, a partir de parcerias com escolas de ensino fundamental da rede pública na cidade de Cametá, estado do Pará, com relatos das ações extensionistas como práticas de Educação Patrimonial com alunos do 9º ano do ensino fundamental maior, através da elaboração de oficinas e da realização de roteiros geoturísticos. Ao trabalhar junto destas instituições de ensino, buscou-se promover a Educação Patrimonial para além dos muros das escolas, pois os roteiros potencializam o patrimonial local, por se tratar de uma cidade ribeirinha e histórica no contexto da Amazônia, e evidenciam as necessidades de valorização da cultura e de conhecimento do patrimônio, pelos alunos.

Bibliographies de l'auteur-e

José Carlos da Silva Cordovil

Universidade Federal do Pará.

Rivaldo Souza da Cunha

Universidade Federal do Pará.

Valbeci Alves Cabral

Universidade Federal do Pará.

Ivamauro Ailton de Sousa Silva

Universidade Federal do Pará.

Téléchargements

Publié-e

2025-07-06

Comment citer

da Silva Cordovil, J. C., Souza da Cunha, R., Alves Cabral, V., & de Sousa Silva, I. A. (2025). Para além dos muros da escola: roteiro geoturístico e práticas de educação patrimonial na cidade de Cametá-PA. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4190