Adoecimento e superação: imbricamento de espaços e tempos na vida de professores que manifestam sentir-se sob a pressão do cotidiano

Autores/as

  • Roselane Zordan Costella
  • Nelson Rego

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4175

Palabras clave:

Período pandêmico. Identidade docente. Narrativas.

Resumen

Este texto corresponde a uma busca de compreensão sobre as narrativas que manifestam o sentimento de professoras de geografia em escolas públicas, o sentimento de trabalharem e viverem sob uma pressão ao mesmo tempo constante e difusa. As professoras passaram o período pandêmico com as escolas dentro de suas casas, invadindo-lhes o cotidiano familiar, no entanto, o que expressaram é também referente ao cotidiano anterior. A busca compreensiva vincula-se ao método de pesquisa (auto)biográfica. As palavras dadas, que ligam tempos e espaços na ação de narrar, manifestam a autoformação dessas professoras, que pensaram sobre si e sobre os colegas e alunos num período de reinvenção forçada, causadora de adoecimento. O texto procura expressar um exercício compreensivo de sentimentos e vivências de profissionais que tiveram suas vidas alteradas, passando por sofrimentos e construindo superação. No ano de 2020 foram realizadas escutas de forma on-line. A compreensão das narrativas conectou-se aos conceitos de consciência de si e movimento continuamente reconstrutivo da identidade docente, com fundamentos epistemológicos em Abrahão, Josso, Marinas, Ricoeur e outros aportes. A escrita buscou registrar e compreender significados do que foi narrado por profissionais que manifestam o sentimento de não escuta de suas experiências pelo contexto social, ansiando por oportunidades para tecerem reflexivamente suas vivências e as partilharem. Ouvimos tempos e espaços imbricados num súbito novo cotidiano, que representou ao mesmo tempo ruptura e reconhecimento de que muito da angústia vivida já se fazia presente anteriormente, apenas que de modo menos exacerbado, o que fomentou a projeção de temores quanto ao próximo cotidiano, pós-pandêmico. Ouvimos também sentimentos que manifestam resistência e desejo de superação individual e coletiva.

Biografía del autor/a

Roselane Zordan Costella

Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nelson Rego

Instituto de Geociências e Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2025-07-06

Cómo citar

Zordan Costella, R., & Rego, N. (2025). Adoecimento e superação: imbricamento de espaços e tempos na vida de professores que manifestam sentir-se sob a pressão do cotidiano. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4175