Formação docente continuada e ensino de Geografia: experiências com Inovação em Propostas de Ensino de Geografia-IPEGEO

Autores/as

  • Lana de Souza Cavalcanti
  • Marielly de Sousa Miranda
  • Josiane Silva de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4164

Palabras clave:

Ensino de Geografia. Percurso de mediação didática. Inovação. Formação docente. Pensamento geográfico.

Resumen

O artigo discute a importância do ensino de Geografia para a compreensão da dimensão espacial da realidade, destacando o uso de metodologias inovadoras para fomentar o pensamento teórico dos estudantes. O empenho em experimentar inovações no ensino justifica-se pela persistência de práticas pedagógicas centradas na reprodução de conteúdo, desarticuladas da vida social e cotidiana dos alunos, o que dificulta seu desenvolvimento intelectual. O texto apresenta e discute a proposta didática intitulada “Inovação em propostas de ensino de Geografia – IPEGEO”, desenvolvida no âmbito de uma pesquisa que está em andamento na Universidade Federal de Goiás. O objetivo desta investigação é experimentar práticas de mediação didática inovadoras para o ensino de Geografia, com foco na cidade e na vida urbana cidadã em Goiás. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de caráter colaborativo/participante, envolvendo professores e futuros professores de Geografia na experimentação da metodologia proposta, incluindo a possibilidade de produção de materiais didáticos.

Biografía del autor/a

Lana de Souza Cavalcanti

Professora no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás.

Marielly de Sousa Miranda

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás.

Josiane Silva de Oliveira

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2025-07-06

Cómo citar

de Souza Cavalcanti, L., de Sousa Miranda, M., & Silva de Oliveira, J. (2025). Formação docente continuada e ensino de Geografia: experiências com Inovação em Propostas de Ensino de Geografia-IPEGEO. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4164