Uma linguística para o ensino de Geografia: reflexões a partir das contribuições de Álvaro José de Souza

Autores/as

  • Livia Reis Dantas de Souza

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4163

Palabras clave:

Álvaro José de Souza. Ensino de Geografia. Formação para cidadania. Argumentação.

Resumen

Neste artigo busco traçar paralelos entre a pesquisa que desenvolvo sobre o ensino por argumentação em aulas de Geografia com as contribuições do professor Álvaro José de Souza na área de educação geográfica. Destaco das aproximações encontradas, em especial, os objetivos que compartilhamos do ensino e da aprendizagem da Geografia no enriquecimento de visões de mundo e na promoção de uma formação cidadã, e o poder da linguagem e do ato de falar que pode ser realizado por meio de processos argumentativos em sala de aula.

Biografía del autor/a

Livia Reis Dantas de Souza

Professora de Geografia da rede pública de educação básica do município de Cubatão-SP; doutoranda em educação científica, matemática e tecnológica pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

Publicado

2025-07-06

Cómo citar

Reis Dantas de Souza, L. (2025). Uma linguística para o ensino de Geografia: reflexões a partir das contribuições de Álvaro José de Souza. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4163