Desvendando o solo: a fascinante jornada de descobertas pelo museu de geologia e pedologia da UEL

Authors

  • Ana Carolina da Silva
  • Pedro Rodolfo Siqueira Vendrame
  • Luciano Nardini Gomes
  • Guilherme Alves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.2.2025.4225

Keywords:

Popularização da Ciência do Solo. Cartilha. Ferramentas educativas.

Abstract

Este estudo ressalta a eficácia da Cartilha “Museu de Solos” da UEL em popularizar a Ciência do Solo. Concebida para ser interativa e compreensível, ela engaja diversos públicos, reforçando a educação pedológica desde cedo para despertar interesse nos jovens. Atuando como elo entre cientistas e sociedade, a cartilha eleva a consciência sobre a conservação do solo e sustentabilidade. A metodologia do estudo, baseada na observação das reações no evento “Paraná Faz Ciência”, confirmou o entusiasmo pelo recurso. A cartilha se destaca por combinar precisão científica com atividades divertidas, incentivando visitas ao museu e a conscientização ambiental. Os resultados apontam seu sucesso em tornar a ciência do solo acessível, sendo um recurso didático valioso e efetivo na educação científica e conscientização ambiental.

Author Biographies

Ana Carolina da Silva

Mestre em Geografia, Universidade Estadual de Londrina/UEL.

Pedro Rodolfo Siqueira Vendrame

Doutor em Agronomia, Departamento de Geologia e Geomática/Universidade Estadual de Londrina/UEL.

Luciano Nardini Gomes

Doutor em Agronomia, Departamento de Geologia e Geomática/Universidade Estadual de Londrina/UEL.

Guilherme Alves de Oliveira

Doutor em Geografia, Departamento de Geologia e Geomática/Universidade Estadual de Londrina/UEL,

Published

2025-07-06

How to Cite

da Silva, A. C., Siqueira Vendrame, P. R., Nardini Gomes, L., & Alves de Oliveira, G. (2025). Desvendando o solo: a fascinante jornada de descobertas pelo museu de geologia e pedologia da UEL. Revista Ciência Geográfica, 29(2). https://doi.org/10.18817/26755122.29.2.2025.4225