Proposta de letramento econômico-racial crítico: em busca da superação do regime de desigualdade social no Brasil

Authors

  • Markson Rangel Silva
  • Flávia Regina Dorneles Ramos

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.2.2025.4211

Keywords:

Letramento racial crítico. Educação econômica. Disparidade racial. Desigualdade social.

Abstract

Este artigo pretende introduzir no meio acadêmico o debate sobre a importância de um letramento racial crítico de viés econômico e um escurecimento do cânone nas áreas da Geopolítica e da Economia. Parte-se de um contexto sócio-histórico-político-econômico de mais de 500 anos de um modus operandi que tinha e tem como meta a acumulação de riquezas através da desumanização de determinados grupos sociais. Ancora-se nos estudos sobre raça e racismo a partir das contribuições de Lélia Gonzalez (1984), Clóvis Moura (1992), Milton Santos (2003), Silvio Almeida (2019), assim como nas bases filosóficas da Teoria Racial Crítica e no referencial teórico sobre Educação das Relações Étnico-Raciais. Sustenta-se a tese de que não há como entender a desigualdade social sem uma centralidade nos debates de raça e que para se estabelecer uma cidadania econômica deve-se superar os discursos e as práticas que banalizam a disparidade racial na América Latina.

Author Biographies

Markson Rangel Silva

Homem negro, Mestrando em Economia Aplicada na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA e graduado em Relações Internacionais pela mesma universidade, colabora atualmente com a União Nacional de Negras e Negras pela Igualdade (UNEGRO).

Flávia Regina Dorneles Ramos

Mulher negra, carioca do Morro da Formiga e da Baixada Fluminense. É Mãe, Sambista, Abiã, ativista, professora universitária, tradutora, revisora, autora, mulherista africana e pesquisadora da CAPES. É graduada e licenciada em Letras desde 1996 e mestre desde 2003, ambas pela UFRJ. Tem 27 anos de experiência na Educação Básica. Pesquisa atualmente no doutorado em Letras da UNIOESTE/Cascavel: caminhos para letramento racial crítico docente na era da informação. É integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), do Laboratório de Tradução da UNILA, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e colabora atualmente com a União Nacional de Negras e Negras pela Igualdade (UNEGRO). Comete poesias com pseudônimo yorubà: Adunnì.

Published

2025-07-06

How to Cite

Rangel Silva, M., & Dorneles Ramos, F. R. (2025). Proposta de letramento econômico-racial crítico: em busca da superação do regime de desigualdade social no Brasil. Revista Ciência Geográfica, 29(2). https://doi.org/10.18817/26755122.29.2.2025.4211