Brejos de altitude no estado de Pernambuco: características e importância ecológica e a perspectiva pedagógica da ciência geográfica
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4178Abstract
A relação entre Pedagogia e o estudo dos brejos de altitude em Pernambuco abre caminhos para uma educação crítica, contextualizada e ambientalmente engajada. Ao integrar Geografia, Ciências e metodologias ativas, é possível formar cidadãos conscientes de sua responsabilidade socioambiental, contribuindo para a preservação desses ecossistemas únicos. A pedagogia emerge como ferramenta essencial para a preservação dos brejos de altitude, transformando o conhecimento ecológico em ação conservacionista. Esta abordagem alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2015), particularmente ao ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 15 (Vida Terrestre). Portanto, os brejos de Pernambuco representam ecossistemas estratégicos, necessitando de políticas de conservação. A compreensão desses ambientes é fundamental para a educação ambiental e o planejamento territorial.