A formação de professores para o ensino de Geografia

Autores/as

  • João Marcos Garcia Vieira
  • Andréa Aparecida Zacharias

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4196

Palabras clave:

Formação de professores. Geografia. BNCC. Educação crítica. Tecnologias digitais.

Resumen

A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Paulista trouxe novas demandas à formação de professores de Geografia, exigindo adaptação constante às diretrizes curriculares. Este artigo, a partir de análise de conteúdo, discute desafios, limites e perspectivas na formação inicial e continuada dos docentes de Geografia, destacando a necessidade de superação de abordagens tecnicistas na preparação de professores e a importância de inserir a disciplina num contexto crítico, reflexivo, interdisciplinar e integrado ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Aponta-se que, para além dos parâmetros normativos e da lógica por competências, a formação docente deve focar na promoção da autonomia, do pensamento crítico e da integração entre teoria e prática, tendo em vista a construção de uma educação transformadora.

Biografía del autor/a

João Marcos Garcia Vieira

Bacharel em Direito pela Universidade Paulista – UNIP. Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCTE/UNESP/Campus de Ourinhos. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – IGCE/UNESP/Rio Claro. Coordenador de Gestão Pedagógica da Secretária de Educação do Estado de São Paulo e Membro do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia – GEOCART/CNPq/Brasil.

Andréa Aparecida Zacharias

Profª. Associada da Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação – FCTE da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCTE/UNESP/Câmpus de Ourinhos-SP. Profa. Credenciada no PPGG/IGCE UNESP/Câmpus de Rio Claro - SP. Líder do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia – GEOCART/CNPq/Brasil. Bolsista Produtividade PQ2/CNPq.

Publicado

2025-07-06

Cómo citar

Garcia Vieira, J. M., & Zacharias, A. A. (2025). A formação de professores para o ensino de Geografia. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4196