A pedagogia histórico-crítica e o ensino de Geografia: elementos presentes na formação dos indivíduos

Auteurs-es

  • Matheus Stangherlin
  • Vitor Machado
  • Eduarda Maria de Souza Fernandes

DOI :

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4181

Mots-clés :

Pedagogia histórico-crítica. Trabalho docente. Educação escolar. Ensino de Geografia.

Résumé

O artigo apresentado é um recorte de trabalhos que compõem uma pesquisa em andamento que busca debater o modelo de educação pública da rede estadual de São Paulo. Compreendemos que a implantação do modelo de Programa de Ensino Integral, nessa rede, tem sido vetor de avanço de políticas neoliberais que reproduzem, portanto, o modelo hegemônico que produz enorme concentração de riquezas, o aumento das desigualdades sociais e os terríveis impactos ambientais que precisam ser modificados. Para enfrentá-los seria necessário compreendê-los. Assim, defendemos a educação como instrumento da ampliação da capacidade de compreensão. Para tanto, desenvolvemos três pontos: em princípio, compreender o papel do trabalho docente. O primeiro refere-se ao exercício da profissão docente que é um grande desafio e precisa ser colocado em seu devido lugar de importância. O segundo, é a defesa da escola da escola pública. A educação escolar exerce impacto enorme na formação dos sujeitos e, nesse cenário, pensar como o ensino da Geografia pode representar uma possibilidade de superar a visão fragmentada da construção do espaço. E, por fim, defendermos teorias pedagógicas que de fato sejam emancipadoras, apresentando como visão de mundo e educação a Pedagogia Histórico-Crítica.

Bibliographies de l'auteur-e

Matheus Stangherlin

Doutorando em Educação Escolar na UNESP/Araraquara - SP. Mestre em Docência para Educação Básica da UNESP/Bauru – SP; Professor de Geografia da rede pública do Estado de São Paulo.

Vitor Machado

Doutorado em Educação pela UNICAMP. Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica, da Faculdade de Ciências, da UNESP /Campus de Bauru. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Faculdade de Ciências e Letras, da UNESP/Campus de Araraquara. Graduado em Ciências Sociais pela FCLAr/UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, Cultura e ideologia na Escola Urbana e Rural (GEPERU/CNPq/UNESP/Bauru).

Eduarda Maria de Souza Fernandes

Doutoranda em Educação Escolar na UNESP/Araraquara. Mestre em Docência para a Educação Básica/FC, Unesp Bauru. Professora da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e da Secretaria Municipal de Educação de Bauru/SP.

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Publié-e

2025-07-06

Comment citer

Stangherlin, M., Machado, V., & de Souza Fernandes, E. M. (2025). A pedagogia histórico-crítica e o ensino de Geografia: elementos presentes na formação dos indivíduos. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4181