Brejos de altitude no estado de Pernambuco: características e importância ecológica e a perspectiva pedagógica da ciência geográfica

Auteurs-es

  • Ricardo Vieira

DOI :

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4178

Résumé

A relação entre Pedagogia e o estudo dos brejos de altitude em Pernambuco abre caminhos para uma educação crítica, contextualizada e ambientalmente engajada. Ao integrar Geografia, Ciências e metodologias ativas, é possível formar cidadãos conscientes de sua responsabilidade socioambiental, contribuindo para a preservação desses ecossistemas únicos. A pedagogia emerge como ferramenta essencial para a preservação dos brejos de altitude, transformando o conhecimento ecológico em ação conservacionista. Esta abordagem alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2015), particularmente ao ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 15 (Vida Terrestre). Portanto, os brejos de Pernambuco representam ecossistemas estratégicos, necessitando de políticas de conservação. A compreensão desses ambientes é fundamental para a educação ambiental e o planejamento territorial.

Biographie de l'auteur-e

Ricardo Vieira

Professor, pesquisador das áreas de exceção (brejos de altitude), consultor da AMA-Gravatá, Mestre em Ciências Ambientais – PROFCIAMB UFPE.

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Publié-e

2025-07-06

Comment citer

Vieira, R. (2025). Brejos de altitude no estado de Pernambuco: características e importância ecológica e a perspectiva pedagógica da ciência geográfica. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4178