PIONEIRISMO REVELADO: O TRABALHO EDUCATIVO DAS FILHAS DA CARIDADE EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR- MA (1944-1952)

Autores

  • Rosiane Silveria Rodrigues Veloso Amorim SEMED - São José de Ribamar - MA

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v26i1.2638

Resumo

Este estudo, na perspectiva da História Cultural, traz uma abordagem sobre a atuação de mulheres religiosas, destaque para as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo na educação maranhense. O contexto histórico e geográfico é o município de São José de Ribamar – MA, no qual a obra caritativa dessas mulheres contribuiu significativamente no oferecimento de instrução para meninas desse município. Portanto, a tessitura investigativa se propõe a analisar a atuação dessas irmãs no campo educacional, bem como, possibilitar a ampliação do conhecimento sobre a história da educação ribamarense, cuja relação está intrinsecamente ligada com a atuação das Vicentinas. Sobre a metodologia, caracterizamos nossa pesquisa como bibliográfica e qualitativa, utilizando fontes documental e iconográfica. Os marcos temporais a que nos referimos são de 1944 a 1952, período de estabelecimento da Companhia na localidade e de permanência da primeira Irmã Superiora a frente dos trabalhos na comunidade. Desse modo, o trabalho busca inserir no campo da história das mulheres, essas religiosas como sujeitos históricos, destacando seu papel de protagonistas e evidenciando sua principal característica de pioneiras. Para tanto, dialogamos com autores como: Flinton (1989); Azzi (2008); Coelho (2001); Dodin (1980) e Perrot (1988), discutindo gênero, educação e religião, no sentido de entender como esses campos se articulam e nos permite aguçar um olhar mais crítico sobre a mulher na sociedade.

 

Palavras-chave

: Educação Feminina, Religião, História da Educação.

Biografia do Autor

Rosiane Silveria Rodrigues Veloso Amorim, SEMED - São José de Ribamar - MA

Mestre em Educação, graduada em Pedagogia e professora da Rede Pública de Ensino de São Luís e São Jose de Ribamar – MA.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Amorim, R. S. R. V. . (2021). PIONEIRISMO REVELADO: O TRABALHO EDUCATIVO DAS FILHAS DA CARIDADE EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR- MA (1944-1952). PESQUISA EM FOCO, 26(1). https://doi.org/10.18817/pef.v26i1.2638