ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • João Guerra Araújo Universidade Estadual do Maranhão
  • Aldeice Pereira Costa Universidade Estadual do Maranhão
  • Ana Kellem Lima de Souza Universidade Estadual do Maranhão
  • Camila Guerra Araújo Universidade Estadual do Maranhão
  • Carlos Andrey do Rosário Melo Universidade Estadual do Maranhão
  • Roselina dos Santos Ferreira Universidade Estadual do Maranhão
  • Rômulo Sampaio Pinheiro Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v26i1.2637

Resumo

O desenvolvimento e emprego de metodologias de ensino para os discentes do nível médio é uma tarefa desafiadora, e quando este ensino se dá com alunos com deficiências, esta ação se torna ainda mais complexa e delicada. No ensino de biologia estas dificuldades se apresentam em vários aspectos, dentre eles a escassez de recursos didáticos. O conteúdo encontra-se restrito em textos e imagens nos livros didáticos e não atende ao contexto inclusivo dos alunos deficientes visuais. Neste sentido, este trabalho teve como intuito conhecer os recursos didáticos utilizados pelos professores de alunos com deficiência visual no ensino de biologia, bem como de refletir acerca dos aspectos envolvidos no ensino em uma perspectiva inclusiva na oferta da educação especial. Foram ouvidos uma professora que atua no ensino biologia, mediador e quatro alunos deficientes visuais de uma escola estadual do município de Carutapera-MA. Prosseguimos com a confecção e aplicação de dois recursos (unidade básica do sistema nervoso e célula neural). Foi possível conhecer a realidade escolar, o suporte pedagógico utilizado em sala e os desafios enfrentados na temática de inclusão. Ressaltamos também, que esta experiência se apresentou como um importante instrumento de integração entre universidade e escola, o que fomentou uma rica reflexão no processo de formação e identidade profissional docente, reforçando importância da experiência prática aliada aos conhecimentos teóricos pedagógicos na vida dos acadêmicos de graduação, sobretudo em cursos de formação de professores.

 

Palavras-chave:

Recursos didáticos, Deficiência visual, Ensino, Biologia, Inclusão.

Biografia do Autor

João Guerra Araújo, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão.

Aldeice Pereira Costa, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão.

Ana Kellem Lima de Souza, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão.

Camila Guerra Araújo, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão.

Carlos Andrey do Rosário Melo, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão.

Roselina dos Santos Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão.

Rômulo Sampaio Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão

Professor de Atendimento Educacional Especializado da Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar – SEMED. Professor-Formador de Ciências Naturais da Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar – SEMED. Mestre em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Downloads

Publicado

2021-07-28