LA NECESIDAD DE IMPLEMENTAR LA LITERATURA REGIONAL EN LAS ESCUELAS: DESAFÍOS Y POSIBILIDADES CON LA LITERATURA MARANHENSE

Authors

  • Dária Glaucia Paiva Andrade Universidade Federal do Maranhão
  • Eline Santiago Barbosa de Oliveira Universidade Estadual do Maranhão

Abstract

O presente artigo objetiva relatar uma pesquisa bibliográfica sobre os desafios e possibilidades com a implantação da Literatura Maranhense nas escolas, a partir do ensino fundamental. Para isso, buscou-se selecionar as abordagens teóricas e discussões acadêmicas sobre os aspectos metodológicos e pedagógicos da inclusão da literatura maranhense no ensino e investigar os possíveis impactos dessa integração. Para isso, autores como Silva (2016), Antônio Cândido (2002), Marilena Chauí (2005), Silva e Santos (2020), Ribeiro (2021) entre outros, fundamentaram esse estudo. Os resultados indicaram que a inclusão da literatura maranhense pode enriquecer a formação cultural dos estudantes, promover o estímulo à leitura e fortalecer a identidade regional, mas enfrenta desafios relacionados à falta de materiais didáticos e capacitação docente.

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Published

2025-09-16 — Updated on 2025-09-16

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