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CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

A Revista de Letras Juçara, publicação semestral ligada ao Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/Campus Caxias, está recebendo artigos e resenhas para o próximo número, aceitando textos em português, inglês e espanhol. Os artigos são submetidos ao sistema de pareceristas duplo-cego e devem seguir rigorosamente as normas de formatação da revista.

Confira a chamada completa. As submissões são online.

  • Número especial comemorativo - 200 anos de Gonçalves Dias

    2023-07-30

    CHAMADA ABERTA

    Dossiê:

    CONTEXTOS SOCIAIS DO BRASIL E PORTUGAL E PRODUÇÕES ESCRITURÍSTICAS MULTITEMÁTICAS DE GONÇALVES DIAS (1823-1864).

    Organização: 1. Solange Santana Guimarães Morais (UEMA); 2. Emanoel César Pires Assis (UEMA); 3. Francinaldo de Jesus Morais (SEDUC/MA).

    Prazos para submissão: de 01/08 a 15/10.

    Previsão de publicação: dezembro/2023.

    O maranhense Gonçalves Dias (1823-1864) é um aclamado poeta que também se destaca por outros caminhos da escrita; percorre por vários gêneros textuais; demonstra que o seu interesse pelas Letras ocorre de forma eclética, dinâmica; apresenta riquezas de informações que alcançam áreas de estudos como Literatura, História, Geografia, Filosofia, Etnografia, Filologia e Teatro; e, oferece, assim, múltiplos recursos para pesquisas de cunho interdisciplinar. Um exemplo são suas “Cartas”, que se constituem em importantes documentos de análise tanto para a Literatura – linguagem, estilo, temática; como para os estudos historiográficos – cultura, política, economia e relações sociais do século XIX. Neste sentido, a partir destes entendimentos sobre as habilidades intelectuais do autor maranhense, o presente dossiê objetiva apresentar estudos que tratam das formas dos processos de produção, circulação e práticas escriturísticas de Gonçalves Dias sob a observância do seu jeito de ser e estar no mundo. Os trabalhos podem resultar de experiências literárias instigantes e reflexivas pelos autores. Como suporte teórico, as contribuições podem se valer, dentre outros, dos estudos de Pereira (1943), Candido (2006), Bandeira (1952), Dias (1971, 1979, 1998), Leal (1987), Moraes (1998) e Santos (2017). Para tanto, aceitam-se artigos relacionados aos “vários caminhos da escrita” de Gonçalves Dias aqui elencados.

    Justificativa: Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias, Maranhão, no dia 10 de agosto de 1823. A cidade, suas instituições como ACL, IHGC, SEMEDUC, UEMA e indivíduos têm se mobilizado para as comemorações alusivas ao escritor e, ainda, em razão das festividades relacionadas à data em que ocorreu a Adesão de Caxias à independência do Brasil, no 01 de agosto de 1823. Trata-se, portanto, de um Dossiê que se soma às comemorações da feliz convergência dos aniversários dos bicentenários da cidade e do Poeta no próximo mês de agosto de 2023. 

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  • Chamada V7 N2 - Revista de Letras Juçara

    2023-07-05

    Dossiê: ERA UMA VEZ... NO NOSSO TEMPO: TEMAS SOCIAIS NAS REALIZAÇÕES VERBAIS E VISUAIS DA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS

    Organização do dossiê temático:

    Márcia Tavares (UFCG), Dheiky do Rêgo Monteiro Rocha (UEMA/ UFCG), Thiago Alves Valente (UENP).

    Prazos para submissão: de 06/07 a 01/10.

    Previsão de publicação: dezembro/2023.

    Dossiê Temático:

    Nas narrativas literárias contemporâneas destinadas à crianças e jovens são mobilizados múltiplos temas para compor as histórias, diante de diversas possibilidades de (re)criação. Os contos de fadas, por exemplo, trazem em seu inventário uma tessitura da tradição oral, de tempos imemoriais, perpassando por outros contextos socioculturais de produção. Na atualidade, muitas histórias ganham outras versões e adaptações legítimas às demandas de representação da condição humana ou estabelecem relações intertextuais com esses contos clássicos, sem perder de vista o valor estético, seja nas realizações verbais e visuais, seja nas interações com outras linguagens. O tema sugerido para este dossiê propõe reunir reflexões teóricas e críticas sobre obras literárias contemporâneas que enfoquem temas caros ao nosso tempo sócio-histórico, como identidade, raça, política, guerra, opressão, imigração, morte, violência, melancolia, ecologia, entre outros. A propósito, o dossiê pretende apresentar estudos que tratam das formas dos processos de produção, circulação e práticas de leitura. Sob a observância do jeito de ser e estar no mundo, essas histórias podem propiciar experiências literárias instigantes e reflexivas para crianças e jovens, que também estão rodeados por esses aspectos temáticos na vida social, conferindo-lhes autonomia através de ressignificações no horizonte de leitura, conforme tendências arroladas pelos críticos e estudiosos Colomer (2017), Gregorin Filho (2011), Hunt (2010), Khéde (1990), Lajolo e Zilberman (1984) e Souza (2001). Isso posto, convém debruçar-se sobre os gêneros conto de fadas, conto em geral, reconto e miniconto. Para tanto, aceitam-se estudos de obras infantis e juvenis, sob múltiplas perspectivas críticas do pensamento contemporâneo.

     Justificativa:

    A investigação das produções das narrativas contemporâneas, em realizações verbais e visuais, disponibilizadas aos leitores criança e adolescente, faz-se necessária em razão das contínuas pesquisas importantes que se consolidam no campo do escopo em foco, nos estudos literários, delineando percursos concentrados e dinâmicos a respeito das questões sociais, edificadas no plano narrativo, para reflexão sobre os fatores de produção, circulação e recepção.

     

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  • Chamada V7 N2 - Revista de Letras Juçara

    2023-07-05

    Dossiê: A ADAPTAÇÃO DA LITERATURA PARA O CINEMA: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE E PESQUISA

    Organizadores do dossiê temático: Prof. Dr. Carlos Augusto Viana da Silva (UFC)

    Prof. Dr. Francisco Romário Nunes (UESPI)

    Prof. Dr. José Ailson Lemos de Souza (UEMA)

    Prazos para submissão: de 06/07 a 01/10.

    Previsão de publicação: dezembro/2023.

     

    Em seu surgimento, o cinema estabelece vínculos com a literatura, seja no esforço de recriar técnicas narrativas caras à tradição literária a partir de imagens em movimento, ou seja pelo amplo recurso à adaptação de obras literárias. Com a rápida ascensão do cinema como expressão artística e cultural na modernidade, as inovações técnicas, conforme Walter Benjamin (2012), alteraram diversos parâmetros e valores que haviam balizado a relação entre arte, público e crítica. George Bluestone (1957), um dos primeiros autores a discutir sobre a adaptação de romances, considera as especificidades estéticas de cada gênero narrativo e conclui ser incompatível manter seus respectivos valores com o recurso à adaptação. No entanto, Décio Torres Cruz (2014) declara que a adaptação reafirma continuamente os contornos cada vez menos claros a separar literatura e cinema. Nessa perspectiva, mudanças e interconexões entre essas artes seriam mais uma via de mão dupla do que supõe a visão sobre a adaptação como arte meramente derivativa. Outra direção teórica a também refutar tal visão considera a adaptação por meio da intertextualidade ou transtextualidade (STAM, 2006; SCHOBER, 2013; CUTCHINS, 2017).   Dennis Cutchins (2017) propõe que o estudo da adaptação deve ser central em toda disciplina dedicada ao estudo de textos (literatura, cinema, teatro, etc.), uma vez que dialogismo e intertextualidade instauram processos complexos de produção de sentidos, dos quais a adaptação de obras literárias tem contribuído ininterruptamente desde o surgimento do cinema. Interessa-nos, nesse ponto, considerar a adaptação como objeto de estudo e pesquisa no interior dos estudos literários. Fábio Durão (2020) cita a espécie de impasse em incorporar filmes aos estudos literários no contexto acadêmico brasileiro, e defende a necessidade de se estabelecer abordagens de análise específicas. Porém, talvez a própria natureza da adaptação (envolta em circunstâncias culturais, históricas, materiais, e transdisciplinares) resista a análises a partir de modelos específicos. No contexto anglófono, há certa polarização metodológica no estudo da adaptação. Kamilla Elliott (2014) identifica essa divisão entre perspectivas formalistas e neoformalistas, preocupadas em definir, nomear e sistematizar o estudo da adaptação, e outras, atreladas à pós-modernidade, tratando a adaptação a partir dos paradigmas de indeterminação, pluralismo, hibridismo, pastiche, e fragmentação. Enquanto um grupo se concentra na análise do texto (adaptação), o outro se interessa igualmente pelo contexto, por aspectos culturais, e posiciona-se contra qualquer tipo de elitismo quanto aos objetos de pesquisa. Elliott (2014) propõe aos pesquisadores o desafio de experimentar metodologias híbridas, que incorporem princípios e orientações de ambas as perspectivas. Este dossiê tem o objetivo de reunir artigos sobre a adaptação da literatura para o cinema que contemplem abordagens de análise atentas tanto a aspectos formais quanto culturais, com o fim de delinear análises plurais, mas que pensem a adaptação como possibilidade de leitura e interpretação atenta a fatores estéticos e socioculturais.

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  • SUBMISSÕES PRORROGADAS

    2023-03-16

    O prazo de submissões para o Dossiê: " LINGUAGEM, ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA E MULTICULTURALISMO/INTERCULTURALISMO" foi prorrogado até 31/03/2023.

    Organizadores do dossiê temático:

    Prof. Dra. Fabíola de Jesus Soares Santana (UEMA)

    Profa. Dra. Maria Medianeira de Souza (UFPE)

    Prof. Dr. Wellington Vieira Mendes (UERN)

    Prazos para submissão: de 18/01 a 18/03.

    Previsão de publicação: julho/2023.

    O presente dossiê temático da Revista de Letras Juçara objetiva reunir estudos e pesquisas que abordem a temática LINGUAGEM, ENSINO DE LÍNGUA E MULTICULTURALISMO/INTERCULTURALISMO de natureza teórica e/ou aplicada acerca da educação linguística no processo ensino/aprendizagem de língua materna ou de uma segunda língua, considerando a multiplicidade de culturas, línguas e linguagens, como resultado da sociedade contemporânea, imersa no contexto plural do mundo globalizado e suas diversas matizes sociais e culturais; a necessidade de mudança de paradigmas e de práticas metodológicas relativas ao ensino de línguas que sejam capazes de lidar com a heterogeneidade de identidades sociais e culturais nesse contexto; o papel das tecnologias, das mídias e da cultura digital no ensino de línguas; e a oferta de um ensino que contemple o desenvolvimento de multiletramentos com foco na “multiplicidade    cultural   e    na multiplicidade semiótica de constituição dos textos por meio dos quais as sociedades se informam e se comunicam”. (ROJO, 2012). Podem ser encaminhados também trabalhos com ênfase na descrição da diversidade linguística e sua relação com o contexto das mudanças sociais e culturais. A contribuição deste dossiê está na divulgação de estudos que possam refletir a necessária mudança de paradigmas no ensino de língua a partir das questões multi e interculturais.

    A Revista de Letras Juçara dispõe, ainda, de seção de tema livre, a qual comporta resenhas e textos diversos de teoria e crítica literárias. Ademais, conta também com seção de produção artística, que recebe contos, poemas e crônicas.

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  • SUBMISSÕES PRORROGADAS

    2022-10-16

    O prazo de submissões para o Dossiê: " OS SABERES DE COMUNIDADES TRADICIONAIS EM NARRATIVAS ORAIS E ESCRITAS" foi prorrogado até 31/10/2022.

    Organizadores do dossiê:

    Prof. Dr. José Antônio Vieira (UEMA/UFMA)

    Profa. Dra. Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro (UFMA)

    Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto (USP)

    Profa. Dra. Carla Maciel (UPM-Moçambique)

    Profa. Dra. Diana Milagro Miranda Ynga (UNT-Peru)

    Prazo de submissões: 31/10/2022.

    Previsão para publicação: dezembro/2021.

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  • REVISTA DE LETRAS JUÇARA - NOVA CHAMADA VOL. 6, Nº 2.

    2022-08-03

    Prazos para submissão: de 03/08 a 15/10.

    Previsão de publicação: dezembro/2022.

    Dossiê: OS SABERES DE COMUNIDADES TRADICIONAIS EM NARRATIVAS ORAIS E ESCRITAS.

    Organizadores:

    Prof. Dr. José Antônio Vieira (UEMA/UFMA)

    Profa. Dra. Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro (UFMA)

    Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto (USP)

    Profa. Dra. Carla Maciel (UPM-Moçambique)

    Profa. Dra. Diana Milagro Miranda Ynga (UNT-Peru)

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  • CHAMADA V6 N1

    2022-02-16

    Dossiê “Literatura, História e Memória: diálogos e reflexões”

    Organization: Prof. Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT/PPGL)
    Prof. Doutoranda Mônica Assunção Mourão (UEMASUL)

    Prazos para submissão: de 18/02 a 18/05.
    Previsão de publicação:
    julho/2022.

     A presente proposta de dossiê possui como objetivo principal reunir artigos que dialoguem com diferentes perspectivas de estudos que envolvam a interface entre a literatura, a história e a memória. Justificamos a relevância dessa articulação teórica, especialmente, no tempo presente, na medida em que percebemos a humanidade passar por mais uma das tantas viradas históricas, provocada por pandemias, agravadas pelo caos na saúde pública, acrescidas de uma crise econômica e política, ou seja, compreendendo que vivenciamos novamente uma das dobras da história e das tantas curvas que o gênero humano precisou se adaptar para sobreviver.

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  • Submissões prorrogadas

    2021-10-17

    O prazo de submissões para o Dossiê: "Práticas e discursos críticos de/sobre o ensino de Língua Inglesa na América Latina" foi prorrogado até 31/10/2021.

    Organizadores do dossiê:

    Prazo de submissões: 31/10/2121.

    Previsão para publicação: dezembro/2021.Dra. Ana Paula Domingos Baladeli (UFJ), Dr. Rinaldo Vitor da Costa (UNILA)

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  • Chamada V4 N1

    2020-01-13

    Dossiê:  A produção literária brasileira da virada do século XIX para o XX até a Semana de Arte Moderna de 22: Histórias literárias que ainda não foram contadas.

    Organizadores: Isabela Melim Borges – UFSC e  Emanoel César Pires de Assis - UEMA. 

    Prazo de submissões:  15/05/2020.

    Previsão para publicação: julho/2020

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