A INSURGÊNCIA SURREALISTA DO TEATRO DE MIGUEL JORGE: UMA LEITURA DE O VISITANTE E OS ANGÉLICOS

Autores

  • Emile Cardoso Andrade UEG

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v5i01.2585

Resumo

Este artigo pretende apresentar a dramaturgia de resistência de Miguel Jorge, especificamente os textos O Visitante e Os Angélicos, ambos publicados em conjunto no ano de 1973 e censurado pela ditadura militar antes que pudesse ser encenado. Nossas considerações caminham primeiramente numa breve incursão sobre a vida e obra do escritor, apresentando sua dramaturgia e o contexto de engajamento político na época da estreia destes textos dramatúrgicos. Por fim, analisamos os aspectos de vanguarda presentes nas obras O Visitante e Os Angélicos, bem como a expressividade da estética surrealista capaz de engendrar uma obra carregada de fortes marcas de abstração, ao mesmo tempo em que, – por meio dessa operação artística – imagina e metaforiza as experiências de opressão e violência vivenciadas pelo regime de exceção que vigorava no país na época de sua criação e montagem cênica.

Palavras-chave: Teatro de Miguel Jorge. Resistência. Surrealismo.

Biografia do Autor

Emile Cardoso Andrade, UEG

Doutora em Literatura (2011) pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goiás inscrita no POSLLI - Programa de Pós-graduação stricto sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade - campus Cora Coralina. Está concluindo estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais (FAV) na Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua nas linhas de pesquisa que envolvem 1) literatura e outras artes, 2) literatura e imagem e 3) literatura, feminismos e decolonialidade. Possui projeto de pesquisa na linha: Literatura, imagens e interculturalidades e é coordenadora do GPTEC Grupo de Pesquisa em Imagens técnicas (CNPq) desde 2011.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

CARDOSO ANDRADE, E. A INSURGÊNCIA SURREALISTA DO TEATRO DE MIGUEL JORGE: UMA LEITURA DE O VISITANTE E OS ANGÉLICOS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 5, n. 01, p. 186–197, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v5i01.2585. Disponível em: https://www.ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2585. Acesso em: 28 mar. 2024.