AS PERSONAGENS ÂNGELA PRALINI E O AUTOR COMO IMPORTANTES ELEMENTOS DE SEGMENTAÇÃO NARRATIVA EM UM SOPRO DE VIDA (PULSAÇÕES) (1999), DE CLARICE LISPECTOR

Autores

  • Marcelo de Jesus de Oliveira UFT
  • Andressa Thainá Lima Braz Monte Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v5i01.2505

Resumo

O texto intitulado As personagens Ângela Pralini e o Autor como importantes elementos de composição narrativa em um sopro de vida (pulsações) (1999), de Clarice Lispector, tem por objetivo analisar, por via de instrumentos bibliográficos, a atuação das personagens Ângela Pralini e o Autor, ambas apresentadas no romance póstumos da escritora Clarice Lispector. A análise, portanto, é realizada de modo a tornar perceptível como as performances das figuras elencadas, pessoais e intrapessoais, atribuem efeitos de sentido a narrativa e, consequentemente, sustentam a característica primordial da literatura clariciana: o enigmatismo. Para tanto, problematizou-se a figura do narrador-personagem, representado pelo Autor, estabelecendo-se um contraponto entre ele e sua personagem Ângela Pralini, percebendo que no processo de construção dessas personagens tem uma imagem que se constitui um pelo outro com o desejo de se encontrar.

Palavras-chave: Personagens claricianas. Literatura brasileira; Clarice Lispector.

Biografia do Autor

Marcelo de Jesus de Oliveira, UFT

Mestre em Letras – UFT; especialista em Literatura Contemporânea – INTERVALE; graduado em Letras Português e Literatura. Atualmente, exerce o cargo de Professor nível III, na Universidade Paulista – UNIP/UNIPLAN, curso de Pedagogia.

Andressa Thainá Lima Braz Monte, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Graduada em Licenciatura em Letras, pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

DE JESUS DE OLIVEIRA, M.; THAINÁ LIMA BRAZ MONTE, A. . AS PERSONAGENS ÂNGELA PRALINI E O AUTOR COMO IMPORTANTES ELEMENTOS DE SEGMENTAÇÃO NARRATIVA EM UM SOPRO DE VIDA (PULSAÇÕES) (1999), DE CLARICE LISPECTOR. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 5, n. 01, p. 239–254, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v5i01.2505. Disponível em: https://www.ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2505. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE