Escrevivendo a geografia da população em campo
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4197Keywords:
Geografia da População. Geografias Negras. Escrevivência. Saída de campo. Metodologias de ensino.Abstract
Esse artigo reflete a experiência na disciplina Geografia da População, abordada na Universidade Federal da Bahia em 2024. Enfatizamos a Escrevivência, conceito proposto por Conceição Evaristo, enquanto epistemologia, tendo como base teórico-metodológica o Pensamento Negro, destacando as Geografias Negras. As autoras apontam limitações da abordagem tradicional do componente curricular, defendendo uma construção que incorporou saídas de campo e uma abordagem crítica sobre a população, integrando temas como raça, gênero, trabalho e memória. Estruturado em quatro partes, o artigo oferece perspectivas a partir da visão docente e discente sobre a prática acadêmica, dando ênfase a saída de campo ao centro de Salvador enquanto ferramenta crucial de aprendizagem, para observar as dinâmicas sociais e espaciais, evidenciando desigualdades, especulação imobiliária e exclusão urbana.