Geografia na Educação Básica: caminhos possíveis para o pensamento decolonial

Autores

  • Luis Roberto Rizzi Marraccini
  • Janaina Bonini
  • Maria Eduarda Tozelli

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4186

Palavras-chave:

Geografia. Educação Básica. Decolonial.

Resumo

O modelo colonial imposto ao Brasil pelo processo de colonização europeu, enraizado nas estruturas sociais, em especial no contexto educacional e na produção de conhecimentos, traz impactos na educação que ainda se encontra fundamentada pelos ideais colonialistas do saber. O objetivo deste ensaio é analisar e refletir sobre as possibilidades da abordagem de uma Geografia decolonial crítica-reflexiva na educação básica. Como percurso metodológico, optou-se por uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada em pesquisa bibliográfica, possibilitando a compreensão sobre questões que permeiam a educação escolar decolonial abordando as dinâmicas de poder e opressão nos espaços sociais, permitindo que estudantes compreendam criticamente como o modelo econômico dominante determina os processos de segregação socioeconômica. Por conseguinte, o ensino de Geografia decolonial na educação básica configura-se como via fundamental no contexto da valorização e reconhecimento dos saberes oriundos do Sul Global que compartilham desafios comuns.

Biografia do Autor

Luis Roberto Rizzi Marraccini

Professor da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Mestre em Docência para a Educação Básica pela Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru – SP. Doutorando em Práticas Sociais e Processos Educativos no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar/São Carlos - SP.

Janaina Bonini

Professora da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Mestre em Docência para a Educação Básica pela Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru-SP.

Maria Eduarda Tozelli

Graduada em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestranda em História na Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

06-07-2025

Como Citar

Rizzi Marraccini, L. R., Bonini, J., & Tozelli, M. E. (2025). Geografia na Educação Básica: caminhos possíveis para o pensamento decolonial. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4186