Como ensinar a História? As histórias didáticas de Liu Xiang na Dinastia Han

(How to teach History? Liu Xiang's didactic stories in the Han Dynasty)

Autores

  • André Bueno UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18817/brathair.v1i21.2499

Palavras-chave:

Historiografia Chinesa, Zhanguoce, Liu Xiang, Dinastia Han, Ensino de História

Resumo

O período da Dinastia Han (206 AEC-221EC) foi marcante para a renovação da escrita historiográfica chinesa. O surgimento do Shiji de Sima Qian serviu de base para uma nova forma de produção histórica, dando origem às histórias dinásticas oficiais; mas com Liu Xiang, uma história didática, voltada para a educação, alcançou grande sucesso e colocou em questão as teorias e formas de redação desse gênero. Em nosso texto, iremos analisar como uma das produções literárias de Liu, o Zhanguoce, tornou-se um importante manual de ensino de valores morais e ideias, sendo até os dias de hoje uma referência em temas éticos e de estratégia.

capa 2021.1

Downloads

Publicado

2021-09-07

Edição

Seção

O ensino de História Antiga e Medieval: práticas e fontes